.

Ano passado, assistindo as finais do Desafio Brasil (competição de planos de negócios de startups), eu vi um projeto bem interessante chamado EuDecido e que ficou em 2º lugar naquele ano.

A ideia do Eduardo Medeiros (CEO) era juntar pessoas para aumentar o poder de barganha delas com as empresas. Inicialmente eles começariam com carros e produtos da linha branca mas depois iriam expandir para outras áreas.

Quase um ano depois, eles finalmente lançaram o sites (foi lançado mês passado) só que eles resolveram pivotar e focar no mercado de carros, pois viram uma oportunidade muito boa e que tinha margens grandes para negociar o preço. Além disso, eles descobriram que uma pessoa gasta em média 80 horas antes de comprar um carro, isso com pesquisa, negociação e finalização da compra.

Dessa forma a EuDecido tem como objetivo negociar o melhor preço do carro que você quer comrpar.

Ok, mas como funciona o modelode deles? É um pouco complicado, mas você vai entender.

Pessoas que estão interessadas em comprar o mesmo carro se juntam e formam um grupo, aí entra a EuDecido e faz uma negociação para ver qual a concessionária de carros que faz a melhor oferta para aquele modelo de carro e para a quantidade de carros que o grupo tem interesse em comprar. Depois da oferta ser feita, as pessoas do grupo pagam uma taxa de 10% do valor do desconto que foi dado pelo carro (entre R$ 100  e R$ 500) que é uma opção de compra, ou seja, a pessoa tem a opção de comprar o carro, dessa forma garantindo o seu carro com o preço ofertado, ou pode optar por não comprar e peder apenas esse dinheiro da opção. Se a pessoa decidir comprar o carro, ela vai na concessionária que deu o desconto e acerta com ela a compra e financiamento do carro.

Quando uma pessoa desiste de comprar o carro e abre mão da sua opção de compra, o carro é anúnciados no site do EuDecido para ser vendido pelo preço com desconto.

O modelo de negócio deles é bem interessante e eles foram selecionados no final do ano passado para serem uma das 10 startups a participar do programa de aceleração da Wayra. Vale a pena dar uma olhada no canvas deles para conhecer melhor:

.

.

E você? O que achou do modelo de negócio deles? Achou inovador? Interessante?

Deixe seu comentário e sua opinião.

.

#FicaaDica: O pessoal do EuDecido queria utilizar o mesmo modelo para diversos tipos de produto, porém eles perceberam que a maior oportunidade se encontrava em carros e decidiram focar nesse segmento. Não tenha medo de focar num segmento específico, ainda mais se ele for um grande segmento, mas tentar atingir um mercado muito grande é muito difícil até para grandes empresas, quanto mais para startups, por isso comece pequeno mas pense grande.

.

2 comentários sobre “Modelo de Negócios – EuDecido

Deixe um comentário